A fase de planejamento dá início ao processo de contratação pública e mostra-se essencial para o alcance dos objetivos da Administração. Nessa fase a Administração deve realizar pesquisa de preços no mercado e elaborar o orçamento estimativo para a futura contratação.
O orçamento estimativo é fundamental para a verificação da disponibilidade orçamentária e será adotado como referência para fins de julgamento das propostas apresentadas na licitação, subsidiando a análise da aceitabilidade das propostas apresentadas pelos fornecedores.
Por isso, torna-se cada vez mais importante capacitar gestores públicos para executarem tais atividades com cautela, de forma a garantir a consistência do orçamento e sua compatibilidade com o praticado no mercado, evitando sobrepreço, superfaturamento e preços inexequíveis.
10 e 11 de Novembro de 2025 | Online 100% ao vivo
Quero me inscrever!A organização do evento se reserva no direito de realizar, de forma superveniente, alterações na programação. A substituição de palestrante poderá ocorrer em face da indisponibilidade do palestrante/instrutor após a confirmação do convite ou mesmo em razão de caso fortuito ou força maior.
Gestores das Unidades Requisitantes
Integrantes das Equipes de Planejamento
Agentes de Contratação
Membros de Comissões de Contratação
Pregoeiros e integrantes de Equipes de Apoio
Assessores Jurídicos
Integrantes de Controle Interno e Externo
Auditores