O 9º Congresso de Governança, Controle Público e Gestão de Riscos nasce com um propósito ousado, inédito até aqui: reposicionar a governança pública não como um fim em si mesma, mas como um meio indispensável para alcançar resultados efetivos, integridade nas contratações e geração de valor público. Em um contexto de profundas transformações normativas e institucionais, a Lei nº 14.133, de 2021, inaugura um novo paradigma, exigindo das organizações públicas maturidade na governança, solidez nos controles e inteligência na gestão de riscos.
Ocorre que a tríade governança – controle – gestão de riscos não deve ser tomada como um fim em si mesmo. Como transformar a governança em um instrumento real de desempenho, e não apenas em um conjunto de boas intenções? De que modo a gestão de riscos pode deixar de ser um mero requisito formal para se tornar um verdadeiro diferencial estratégico nas contratações públicas? Como, afinal, modular o controle, para que ele seja um aliado no processo de aquisições, e não uma barreira operacional?
Este Congresso propõe uma jornada inovadora: uma micro trilha de aprendizagem que articula fundamentos, práticas e experiências para que gestores, profissionais de controle e estudiosos possam compreender e aplicar, de forma integrada, os instrumentos que a Nova Lei de Licitações estabelece. Mais do que debater normas, nosso objetivo é provocar reflexões estratégicas sobre como transformar estruturas de governança em alavancas reais de desempenho e integridade na administração pública.
Estamos diante de uma oportunidade histórica: consolidar uma cultura institucional que transcenda a burocracia, que valorize a gestão orientada por resultados e que fortaleça a confiança da sociedade nas contratações públicas. Este Congresso, de formato inédito, é um convite à transformação.
Mais de 21 anos de atuação no Mercado de Compras Públicas
Temos orgulho de realizar os maiores eventos do Brasil
5 Dias intensos de aprendizado sobre Compras Públicas
Os melhores doutrinadores e palestrantes
Mais de 60 mil agentes públicos capacitados
Na modalidade presencial
O maior encontro da área de Compras Públicas
Participação reconhecida através de Certificado
Doutor e mestre em Administração, pela Universidade de Brasília. Pós-doutorando no Instituto de Biotecnologia da Universidade de Brasília. Ex-diretor de Compras da Câmara dos Deputados, ex Secretário Adjunto de Gestão e ex-Secretário Nacional de Gestão. Ocupa atualmente o cargo de Subsecretário de Gestão do Governo do Estado de São Paulo. Escritor e palestrante nacional e internacional na temática de licitações e contratos administrativos, inovação e empreendedorismo público. É representante do Brasil na Rede Interamericana de Compras Governamentais. Ex-oficial da Marinha do Brasil.
É advogada, graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e especialista em Direito do Estado pela Universidade Anhanguera – Uniderp. Servidora pública federal de carreira, professora em cursos de pós-graduação, escritora na área de logística pública, palestrante e consultora privado. Atualmente está cedida ao Governo do Estado de São Paulo, onde exerce o cargo de Subsecretária de Gestão Corporativa da Secretaria de Estado de Gestão e Governo Digital. Possui ampla experiência na formulação, regulamentação e implementação de políticas públicas voltadas à gestão sustentável de materiais, obras, serviços, transportes, licitações e contratações públicas. Atuou por mais de 9 (nove) anos como Coordenadora-Geral de Normas na Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), sendo uma das principais responsáveis pela regulamentação da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021). É coautora do livro "A Lei de Licitações e Contratos: Visão Sistêmica – Volume 1: Planejamento e Seleção do Fornecedor" (2022).
Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) há mais de 17 anos. Mestre em Administração Pública pela FGV, com o tema de Governança em Aquisições em 2022, Especialista em Direito e Controle Externo da Administração Pública pela FGV e em Auditoria Contábil e Tributária pela UFMT, com certificação internacional pela Internacional Organization for Standardization - ISO em Gestão de Riscos (C31000); Coautor dos livros Como Combater à Corrupção em Licitações – Detecção e Prevenção de Fraudes e Como Combater o Desperdício no Setor Público – Gestão de Riscos na Prática, ambos lançados pela Editora Fórum em 2020 e 2022, respectivamente; Coautor do livro Auditoria Baseada em Riscos, lançado pela Editora Fórum em 2022; autor dos livros de Avaliação de Controles Internos: Contratações Públicas e Implantação de Governança no Setor Público, lançados pela Editora Publicontas do TCE/MT em 2017 e 2019, respectivamente e autor do Guia de Integridade das Empresas Estatais Federias, publicado pela CGU em 2015
Servidor de carreira do Superior Tribunal de Justiça, titular da unidade de Auditoria Operacional e de Governança do Conselho da Justiça Federal. Bacharel em Direito, Pós- Graduado em Direito Administrativo Contemporâneo, Mestrando em Ciências Jurídicas (Master of Legal Science)com concentração em Riscos e Compliance pela Ambra University – Florida/EUA. Certificadoem Auditoria Governamental, Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos pelo ISC/TCU e Tutoria e Docência pelo CEJ/ CJF. Instrutor de capacitações em Gestão Pública em instituições públicas e privadas de ensino. Experiência de uma década realizando auditorias por todo o Brasil. Um dos representantes da área de negócio do CJF junto ao CNJ na implementação do Sistema Auditar – sistema de auditoria baseada em riscos. Ex-assessor do Ministro Herman Benjamin do STJ – 2ª Turma, 1ª Seção, Direito Público. Atualmente, participando do ciclo de auditorias nos órgãos da Justiça Federal de 1º e 2º graus das 5 regiões para analisar o grau de implementação do Processo de Gestão de Riscos.
Pós-Doutor pela Universidad Complutense de Madrid – Espanha; Doutor em Direito Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Mestre em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar; Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Secretário Geral do Conselho da Fórum Internacional. Editora Jurídica; Ex-Procurador Geral do Município de Pinhais; Presidente da Comissão de Gestão Pública da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná. Gestões 2007-2009 e 2010-2012; Conselheiro Estadual da OAB-PR Gestão 2010-2012; Membro do Instituto dos Advogados do Paraná -IAP; Membro fundador do IBEFP – Instituto Brasileiro de Função Pública; Membro fundador do EADA – Instituto de Estudios Avanzados en Derecho Administrativo; Membro do Instituto de Jovens Juristas Ibero-americanos; Membro do Instituto Paranaense de Direito Administrativo – IPDA; Membro da Comissão Nacional – CNAI – CFOAB Gestão 2007-2009; Vencedor do Prêmio Iberoamericano de Direito Administrativo/ Contratual; Vice-presidente do Foro Mundial de Jóvenes Administrativistas; Professor convidado da Universidade de La Plata – ARGENTINA.
Graduada em Estatística pela Unicamp e em Psicologia pela PUC Campinas, com especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pelo INPG Business School, em Desenvolvimento Gerencial pela Unicamp e Licitações e Contratos Administrativos pela Escola Mineira de Direito (EMD).
Possui formação em Black Belt como extensão universitária pela Unicamp.
Servidora pública há mais de 20 anos, atualmente designada como Diretora Geral de Administração da UNICAMP. Experiência com gerenciamento de pessoas, gestão de equipes multidisciplinares, coordenação de projetos de melhoria, planejamento e indicadores de resultados e planejamento estratégico. Gerenciou a implantação da Lei 14.133/21, destacando a centralização de compras e PCA.
Graduado em gestão pública pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2016), pós-graduado em gestão pública pela Universidade Federal de Goiás com 11 (onze) anos de experiência e estudos voltados para liderança aplicada ao setor público e contratações públicas no Brasil e no mundo. Servidor Público Federal de carreira, professor em cursos de pós-graduação, atuou como consultor do World Bank Group em public procurement, é professor, palestrante e consultor privado. Indutor da transformação digital em contratações públicas no Brasil, possui experiência em metodologias de governança aplicadas à desenvolvimento de sistemas de TI. Atuou como Coordenador-Geral e Gestor do portal Compras.gov.br e PNCP entre 2020 e 2023, sendo responsável pela modelagem dos sistemas para a Lei nº 14.133 de 2021. Foi Assessor Especial na Empresa de Processamento de Dados de São Paulo – PRODESP, atuando na implantação do Compras.gov.br, Contratos.gov.br e Obrasgov.br no Estado de São Paulo. Desenvolveu as primeiras versões dos painéis de transparência em contratações públicas do Estado, e projetos de disseminação e transferência de dados de Compras públicas no Estado de São Paulo. Atualmente é Diretor de Administração na Secretaria de Gestão e Governo Digital, sendo responsável pela cadeia de logística pública, TI, Contratações Públicas e Orçamento da pasta.
Procuradora da Fazenda Nacional, Coordenadora de Orientação e Uniformização em Contratação Pública da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Coordenadora do Grupo de Trabalho e Estudos de Compras Colaborativas da AGU, Coordenadora da Câmara Nacional de Modelos de Licitações e Contratos da AGU. Pós-doutora em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra-Portugal. Doutora e Mestre em Direito Administrativo pela PUC/SP. Professora de Direito Administrativo dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da PUC/SP.
Graduada em Direito na Universidade de São Paulo (USP). Pós-Graduanda no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), na Pós Graduação Lato Sensu em Licitações e Contratos. Assessora-Chefe da Assessoria Jurídica da Diretoria do Foro da 11ª Circunscrição Judiciária Militar. Integrante do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração dos modelos de artefatos de planejamento da Lei nº 14.133, de 2021, no âmbito da Justiça Militar da União. Integrante da Assessoria Jurídica de Licitações e Contratos do Superior Tribunal Militar (2020-2024). Supervisora da Seção de Análise de Penalidades Administrativas da Diretoria de Administração do Superior Tribunal Militar (2017-2019).
A organização do evento se reserva no direito de realizar, de forma superveniente, alterações na programação. A substituição de palestrante poderá ocorrer em face da indisponibilidade do palestrante/instrutor após a confirmação do convite ou mesmo em razão de caso fortuito ou força maior.