O CBCP 2025 tem como propósito reunir contadores públicos, gestores, acadêmicos e representantes da sociedade para discutir os desafios e oportunidades da contabilidade pública no contexto da transformação digital, da reforma tributária e da modernização da administração pública. O evento busca capacitar os profissionais, promover boas práticas e destacar o papel estratégico do contador público como agente de transparência, eficiência e sustentabilidade fiscal.
O congresso foi idealizado com o objetivo de reconhecer o papel estratégico dos Contadores Públicos no Brasil e em resposta à crescente complexidade do setor público brasileiro, marcada por mudanças regulatórias (como a Reforma Tributária aprovada em 2023 e regulamentada em 2025), avanços tecnológicos (como inteligência artificial e blockchain) e a necessidade de reforçar a governança e a accountability. Ele visa atender à demanda por atualização profissional e networking, além de posicionar o contador público como peça-chave na construção de uma administração pública mais justa e eficiente.
Contadores públicos municipais, estaduais e federais; Técnicos e analistas contábeis ligados à execução orçamentária e financeira; Auditores de controle interno e externo; Responsáveis por elaboração de prestações de contas e demonstrações contábeis (RREO, RGF, DCA, MSC)
Secretários e subsecretários de Finanças, Administração e Planejamento; Diretores de contabilidade, orçamento e finanças públicas; Coordenadores de SIAFIC, SIAFI, SCDP e SIADS; Consultores e assessores técnicos de órgãos públicos
Desenvolvedores e analistas de sistemas de gestão pública; Especialistas em digitalização de processos contábeis e fiscais (SIAFIC, SIAFI, EFD-Reinf)
Sócio Fundador da ContaGov Presidente do Conselho da Adianto Capital S.A. Fundador da consultoria Advisor Tips, com metodologias exclusivas como L2P3, SNAIL e Diamond Tiers. Com diversas operações de M&A e Recuperação de Negócios em empresas mundiais. Sócio fundador da Norma Contábil – Boutique de Contabilidade Especializada Professor da UNASP; Formado em Advanced Management Program pela ESADE – Barcelona; Graduado pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology em Digital Business Strategy - Harnessing Our Digital Future ;Pós Graduado em Tecnologia da Informação;Diplomado pelo Scotwork Negotiating Skills ;Especializado em Conselho de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; Contador com mais de 30 anos de experiência em atendimento a entidades públicas e privadas.Articulador técnico na elaboração e aprovação da Lei do Bem (Lei nº 11.196/2005), com foco em políticas públicas de incentivo à inovação e desenvolvimento tecnológico.Membro Associado da BR Angels Smart Network, Anjos do Brasil e Chiefs Group.Membro do Virtual Advisory Board – London – UK Embaixador e Mentor - MasterBoard
Servidor público federal, já foi Gerente de Licitações e Contratos da ANTAQ e Coordenador-Geral da Central de Compras do ME, além de pregoeiro e presidente de CPL. É autor, consultor e palestrante, com mais de 20 anos de experiência em gestão de riscos e compras públicas.
Pós graduado em Gestão Pública pelo IBMEC e em Business Intelligence & Analytics pela Conquer Business School. Certificado em Liderança pela Dale Carnegie e em Governança, Riscos e Compliance pela KPMG.
Elevou o nível de governança das contratações da ANTAQ do nível inicial (388º lugar) para o mais aprimorado (13º melhor), segundo medição do TCU.
Graduado em Ciências Contábeis, é auditor federal de finanças e controle da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, com pós-graduação em Gestão Estratégica. É mestrando em Administração Pública Profissional pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Possui curso de especialização em Atuação em Órgãos Colegiados de Empresas, pela SEST – Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais.
Mestre em Administração, área de concentração Finanças, pela Universidade de Brasília. Bacharel em Ciências Contábeis e licenciado em Matemática também na Universidade de Brasília. Analista Judiciário, especialidade Contabilidade, no Tribunal Superior Eleitoral com atuação nas áreas de auditoria e de licitações e contratos, com ênfase em terceirização de serviços. Atualmente atua na ASEPA TSE. Foi auditor-chefe do TSE, conselheiro deliberativo e fiscal da Funpresp-Jud e presidente do Comitê de Auditoria da Empresa de Planejamento e Logística. Professor do tema Licitações e Contratos da ENAP, ESAF e diversas empresas privadas e Governança Corporativa, Compliance e Riscos do IBMEC.
Advogada e Professora da Pós-graduação em Direito Tributário da PUCPR. Mestre em Direito pela PUCPR. Pós-graduação em Direito Tributário Empresarial e Processual Tributário pela PUCPR. MBA Executivo: Direito Empresarial pela FGV/RIO. Autora do Livro "Tributação do Pecado no Brasil", publicado pela Editora Fórum em 2024.
Instrutor de Gestão de Patrimônio para órgaõs SIADS e não SIADS; Gestão de Almoxarifado e Materiais. Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Possui 28 anos de experiência como servidor Público Federal na área de Logística (gestão de patrimônio, gestão contábil e financeira; Licitação, Almoxarifado, COMPRAS, LEILÃO, desfazimento de bens), com Especialização em Gestão Pública; Auditoria e Perícia Contábil; Gestão Estratégica de Pessoas; Processos Gerenciais. Oficial da Reserva do Exército do Serviço de Intendência com experiência na gestão de pessoas, setor financeiro, setor de licitações, fiscalização de contratos. Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos, Gestão por Competências e Planejamento Estratégico; Gestão de Patrimônio Público; Gestão no SIADS, Materiais e Almoxarifado. Experiência em docência superior, atuando na UFMS, UFGD, UNIDERP, FETAC e PNAP/UAB – Tutor a Distância no Curso de Administração Pública da Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul. Colaborador da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) no curso Gestão de Materiasi. Aprovado em 2006 para carreira no cargo de Analista Administrativo (Administração) do Minsitério dos Transportes (DNIT). Atualmente desempenha a Função de Chefe do Serviço de Contabilidade e Finanças no Executivo Federal. Experiência na operacionalização do SIAFI, SIADS, Contratos 4.0, Doações.gov;
Servidor público desde 2006, com 19 anos de experiência em diversas áreas da Administração Pública. Graduado em Direito e Gestão Pública, possui sólida formação acadêmica, com especializações em Pregão Eletrônico, Direito Administrativo e Gestão Pública, Licitações e Contratos Administrativos, Direito Público e Gestão Financeira. Sua trajetória profissional inclui atuações em órgãos de destaque, como a Câmara Municipal de Queimados, o CEFET/RJ e a ANTAQ. No CEFET/RJ, desempenhou diversas funções técnicas e gerenciais, como fiscal de contratos, gestor de contratações, chefe de divisão, gerente administrativo substituto, pregoeiro e vice-presidente da Comissão Permanente de Licitações (CPL). Durante este período, adquiriu ampla experiência no planejamento, execução e fiscalização de contratos administrativos, contribuindo para a eficiência e a economicidade nos processos institucionais. Em 2020, foi aprovado em processo seletivo e cedido para a ANTAQ Agência Nacional de Transportes Aquaviários, onde atuou como Pregoeiro, assumindo responsabilidades voltadas à condução de processos licitatórios estratégicos. Desde 2021, encontra-se cedido à Prefeitura Municipal de Queimados, onde exerce as funções de Pregoeiro e Presidente da Comissão Permanente de Licitações de Materiais, Serviços e Obras. Sua atuação é pautada na implementação de práticas de compliance e transparência nos processos licitatórios, promovendo economicidade e responsabilidade na gestão pública municipal. Além de sua experiência prática, possui ampla atuação como docente. É professor convidado em cursos de Licitações e Contratos e do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP), colaborando com instituições renomadas. Sua abordagem pedagógica alia teoria à prática, oferecendo capacitação de qualidade para gestores e técnicos da Administração Pública. Ao longo de sua carreira, participou de inúmeros congressos e eventos voltados à atualização e aprimoramento das legislações aplicáveis à Administração Pública, sempre comprometido com a excelência e a inovação. Em 2019, alcançou reconhecimento ao ser finalista na pré-seleção para o cargo de Diretor da Central de Compras, realizada pela ENAP, destacando-se por sua expertise em gestão e compras públicas. Com uma trajetória marcada pela busca contínua de conhecimento e excelência, dedica-se a contribuir para o fortalecimento da gestão pública, promovendo integridade, eficiência e resultados concretos em suas atividades.
Empresário e CEO na LIBER CONTABILIDADE E ASSESSORIA CONTÁBIL. Pós-Graduando em Perícia Judicial e Documentoscopia Avançada – BSSP Pós-graduação (2025); Pós-Graduação em Contabilidade, Perícia e Auditoria – UNOPAR – Universidade Pitágoras Unopar (2020); Pós-Graduação em Administração, Controladoria e Contabilidade FEMA – Fundação Educacional do Município de Assis (2016); Bacharel em Ciências Contábeis União do Ensino Superior de Nova Mutum – UNINOVA (2012). Perito Forense em Contabilidade, Documentoscopia, Grafotécnico e em Cálculos Trabalhista – inicial e liquidação de sentença. Ministração de aula pelo SENAI – MT, Curso Técnico de Administração, auxiliar administrativo, cargos e salários. Ministração de curso de oratória, UNOPAR – Campo Novo do Parecis – MT. Consultor na área Trabalhista e Previdenciária – Atualiza Consulta. Cursos e Palestras de Implantação do eSocial, abordagem geral para Órgãos Públicos e Empresas Privadas. Curso de Retenção Tributária em Contratos para Órgão Públicos. Cursos de Departamento Pessoal e Auditoria em Folha de Pagamento. Auxiliar da Justiça nos Estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais como Perito Forense Grafotécnico e Contábil.
Graduado em Matemática, pós graduado em engenharia de software e pós graduado em gestão pública
Responsável por projetos estratégicos no Serpro; Atualmente exerce a função de gestor nacional do projeto nacional da implementação da plataforma para o CBS dentro da Reforma Tributária de Consumo
Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE BUSINESS SCHOOL (Contabilidade e Controladoria Aplicadas ao Setor Público) ;MBA em Auditoria Governamental pelo Instituto Novos Horizontes; Graduada em Ciências Contábeis pela PUC Minas . Graduada em Pedagogia pela UFMG ; Servidora aposentada na Carreira Tributária da Prefeitura de Belo Horizonte; Contadora Geral da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte de 2006 a 2016, Membro da AMICIC - Academia Mineira de Ciências Contábeis. Membro do CPCASP - Comitê Permanente para a Contabilidade Aplicada ao Setor Público junto ao CFC - Conselho Federal de Contabilidade ; Representante do CFC - Conselho Federal de Contabilidade na Câmara Técnica de Procedimentos Contábeis e Relatórios Fiscais - CTCONF -STN ( desde 2019). Professora e Coordenadora de Cursos de Pós Graduação no IEC PUC MINAS; Professora credenciada da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo/TCEMG . ; Professora do CQGP - Centro de Qualificação para a Gestão Pública da Associação Mineira de Municípios - AMMMG ( desde 2010). Atuação Profissional : Administração Pública , com ênfase em Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Convergência as Normas Internacionais de Contabilidade; Procedimentos contábeis ; Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Orçamento Público e Execução Orçamentária e Financeira. Lei de Responsabilidade Fiscal.
A organização do evento se reserva no direito de realizar, de forma superveniente, alterações na programação. A substituição de palestrante poderá ocorrer em face da indisponibilidade do palestrante/instrutor após a confirmação do convite ou mesmo em razão de caso fortuito ou força maior.