08:00 às 09:00 credenciamento (primeiro dia)
09:00 às 12:00 aula
12:00 às 13:00 almoço
13:00 às 15:00 aula
15:00 às 15:30 coffee break
15:30 às 17:30 aula
Cenários para utilização de inteligência artificial no metaprocesso de contratação
Utilização de IA e a Lei Geral de Proteção de Dados
Limitações dos LLMs e os riscos potenciais de seu uso no contexto de compras públicas
Principais modelos/ferramentas de Large Language Model- LLM – pagos e grátis para utilização na fase de planejamento
Competências para se tornar um usuário avançado na utilização de LLMs (ChatGPT e similares)
Elementos básicos de um prompt de comando
Documento de Formalização da Demanda
Plano de Contratações anual
Como elaborar o estudo técnico preliminar e o termo de referência (na prática), de acordo com a lei 14.133/2021, com apoio de inteligência artificial:
descrição da necessidade da contratação, considerado o problema a ser resolvido sob a perspectiva do interesse público
demonstração da previsão da contratação no plano de contratações anual, sempre que elaborado, de modo a indicar o seu alinhamento com o planejamento da Administração;
requisitos da contratação;
estimativas das quantidades para a contratação, acompanhadas das memórias de cálculo e dos documentos que lhes dão suporte, que considerem interdependências com outras contratações, de modo a possibilitar economia de escala;
levantamento de mercado, que consiste na análise das alternativas possíveis, e justificativa técnica e econômica da escolha do tipo de solução a contratar;
estimativa do valor da contratação, acompanhada dos preços unitários referenciais, das memórias de cálculo e dos documentos que lhe dão suporte, que poderão constar de anexo classificado, se a Administração optar por preservar o seu sigilo até a conclusão da licitação;
descrição da solução como um todo, inclusive das exigências relacionadas à manutenção e à assistência técnica, quando for o caso;
justificativas para o parcelamento ou não da contratação;
demonstrativo dos resultados pretendidos em termos de economicidade e de melhor aproveitamento dos recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis;
providências a serem adotadas pela Administração previamente à celebração do contrato, inclusive quanto à capacitação de servidores ou de empregados para fiscalização e gestão contratual;
contratações correlatas e/ou interdependentes;
descrição de possíveis impactos ambientais e respectivas medidas mitigadoras, incluídos requisitos de baixo consumo de energia e de outros recursos, bem como logística reversa para desfazimento e reciclagem de bens e refugos, quando aplicável;
posicionamento conclusivo sobre a adequação da contratação para o atendimento da necessidade a que se destina
Termo de Referência
Como elaborar (aula prática) o Termo de Referência
Definição do objeto
Fundamentação da contratação
Descrição da solução como um todo, considerado todo o ciclo de vida do objeto
Requisitos da contratação
Modelo de execução do objeto
Modelo de gestão do contrato
Critérios de medição e de pagamento
Forma e critérios de seleção do fornecedor
Estimativas do valor da contratação
Adequação orçamentária
A organização do evento se reserva no direito de realizar, de forma superveniente, alterações na programação. A substituição de palestrante poderá ocorrer em face da indisponibilidade do palestrante/instrutor após a confirmação do convite ou mesmo em razão de caso fortuito ou força maior.
28 a 30 de Julho de 2024 | Brasília - DF
Quero me inscrever!